Arquivos para julho, 2015

Quadrado ou triângulo?

IMG_4849

Este quadrinho mostra uma situação muito comum no trabalho com as formas! É preciso analisar as formas tridimensionais com muito cuidado e perceber as figuras planas que estão contidas nelas. No trabalho com a geometria na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I devemos explorar as possibilidades das figuras planas e não planas e principalmente perceber essas figuras em outras estruturas no contexto escolar, como por exemplo quadrados nas janelas, nas caixas, e onde quer que eles apareçam… É muito comum o trabalho se resumir na memorização das nomenclaturas, o que não contribui muito para a percepção e diferenciação das formas geométricas. A exploração livre de objetos, manipulando, identificando semelhanças e diferenças e nomeando as figuras que contribuirá para a construção destes conceitos. O filme O Pato Donald no país da Matemágíca” pode ajudar nesse processo!!!

Barrinhas de Decimais

Um recurso muito eficiente para o trabalho com os números com vírgulas no Fundamental I são as “Barrinhas de Decimais”. Com elas vocês poderão explicar melhor a relação de parte e todo que existe no trabalho com decimais. É muito difícil para os estudantes do 4o ano que iniciam este estudo sairem do campo dos números naturais e entenderem a relatividade dos números com vírgula. DEZ (10) nos números Naturais é sempre dez (10), mas, entender que 1/10 (UM DÉCIMO) pode ter vários tamanhos, é necessário um trabalho que sinalize e vivencie exemplos para entender melhor que, o que vale é o inteiro de referência. Uma barra de chocolate divida igualmente em 10 partes, 1 parte equivale a 1/10, mas as várias possibilidades de tamanhos desta barra de chocolate, pode apresentar 1/10 também de vários tamanhos. Para o trabalho de compreensão desses números o vídeo Barrinhas de Decimais, apresenta um material que pode contribuir e muito para a compreensão dos estudantes. Essas Barrinhas podem ser utilizadas na representação de valores do Sistema Monetário, e das Medidas de Comprimento, Massa, Capacidade, Superfície e Volume, dispensando aquela antiga “tabela” de transformação de medidas e possibilitando aos estudantes uma real compreensão do assunto. Segue modelo para confeccionar as Barrinhas (material de decimais) com seus alunos. (Este material faz parte de um estudo realizado na UnB pelo professor Cristiano Alberto Muniz).

 

III EEMAI

Veja aqui as informações sobre o 

Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais!

Assinar Blog

Digite seu endereço de email para assinar este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 356 outros assinantes

Enquete

Você gosta de matemática?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...