Buscar
  • silvanaiunes

As crianças pequenas sabem contar?

Quando vemos as crianças contando nos dedos, as vezes a partir dos 2 anos, pensamos: "Nossa! Ela já sabe contar!!"

Será?? Como saber se ela já está entendo as quantidades ou apenas recitando uma sequência ou uma série de números?

As crianças, geralmente, começam a entender e conservar as quantidades depois de um longo processo de vivências e estímulos que poderão ser oferecidos aos pequenos como desafios pra construção deste conceito do número.

Contar nos dedos, contar os brinquedos, contar as pessoas da família, contar carros vermelhos, amarelos ou brancos, contar os talheres na mesa entre outras contagens podem ser estímulos que possibilitarão grandes observações pelos mediadores! A Paula, uma grande professora, uma vez me falou: "Não aguento mais essas contagens com meus alunos!!" Sim! É um grande desafio para os mediadores oferecerem inúmeras situações que propiciem essa contagem pelas crianças sem cansar, mas garantindo experiências diferentes que contribuirão para a construção do conceito por ela.

Em sala de aula, podemos usar as tampinhas, canudos, palitos, inclusive objetos diferentes que ajudarão e muito este exercício de contagem. Mas, como saber que ela já está pronta???

Existem alguns testes que poderão ir, aos poucos, mostrando para o mediador que esta criança está avançando nessa compreensão e vou mostrar para vocês um exemplo que uma grande Amiga Iara, fez com sua filha Helena, que apesar de ainda não ter completado 6 anos, já está dando grandes indícios que conserva as quantidades. Veja o video:

Vejam que a Helena faz a contagem tranquilamente, começa do meio e conta uma mão, depois volta na outra e conta mais 5. Quando sua mãe pergunta "Onde é que está o 8?" ela para, pensa e segura a quantidade oito, sem recontar ou simplesmente apontar onde ela "falou 8". Isso mostra que ela está, provavelmente, conservando quantidades, pois está entendendo que a quantidade independe da posição ou formato dos dedos.

Parabéns para Helena que é uma garotinha muuuuuito esperta!!!!

Espero que vocês tenham gostado do exemplo. Comente o que achou e se tiver alguma outra dúvida sobre este processo de construção das quantidades, é só falar!! Valeu!!! Beijão!!

CONTATO

silvanaiunes@gmail.com

 

+55 61 98127 5321

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • TripAdvisor